Best Swimming entrevista Nick Folker – Palestrante do Encontro Nacional de Treinadores

  • 0

Best Swimming entrevista Nick Folker – Palestrante do Encontro Nacional de Treinadores

Category : Palestrantes

Nick trabalhando com Natalie Coughlin.

Nick trabalhando com Natalie Coughlin.

A maior atração do 9o Encontro Nacional de Treinadores de Natação deste ano é o americano Nick Folker, famoso prepador físico de diversos nadadores medalhistas olímpicos e criador de um modelo novo de trabalho nos Estados Unidos.

Folker será o palestrante do dia 22 de fevereiro trazendo os detalhes do seu programa de trabalho F.A.S.S.T. e que foi utilizado no trabalho junto a atletas como Nathan Adrian, Natalie Coughllin, Anthony Ervin, Roland Schoeman, Tom Shields, Damir Dugonjic, Sara Isakovic, Dana Vollmer, Caitlin Leverenz, Duje Draganja, Henrique Barbosa e Milorad Cavic. São 14 medalhas olímpicas e mais de 30 atletas olímpicos.

Responsável pela preparação física da Universidade da Califórnia campeã 7 vezes da Divisão I do NCAA, Nick Folker deixou o programa universitário para se dedicar ao programa que traz pela primeira vez ao Brasil. Confira a entrevista exclusiva que ele deu a Best Swimming.

BEST SWIMMING – Como foi deixar o programa universitário depois de cinco títulos nacionais para iniciar o seu próprio negócio?

NICK FOLKER – Foi uma decisão muito difícil. Tivemos muito sucesso durante o meu tempo na CAL, mas era a hora de eu pegar o que consegui desenvolver e dividir com a comunidade aquática usando a tecnologia.

BEST SWIMMING – Como é este seu sistema próprio de treinamento?

NICK FOLKER – Tudo é baseado em indivudualização, progressão e prevenção de lesões. Muitos atletas trabalham no sistema de um “programa geral” para todos. Se os nadadores fazem diferentes treinamentos na água, eles precisam fazer o mesmo fora dela.

BEST SWIMMING – E onde você mantém a sua base e como consegue servir a seus clientes em tão diferentes e distantes lugares?

NICK FOLKER – Continuo no mesmo local, ali estou há 6 ou 7 anos. Eu contacto meus atletas usando o Bridge-Athletic aplicativo e suas plataformas de treinamento. Isso fez uma diferença tremenda, especialmente em atletas que viajam para as competições como Copa do Mundo e seus respectivos training camps.

BEST SWIMMING – CrossFit, Treinamento Funcional e agora o seu F.A.S.S.T.  como você definiria cada um e a diferença entre estes sistemas de trabalho que são os mais utilizados atualmente.

NICK FOLKER -CrossFit é um sistema muito bom para se trabalhar força todos os dias. Isso se você não estiver treinando na quatidade do esporte que deveria estar fazendo. CrossFit tem um excelente resultado para uma pessoa normal incrementar o seu trabalho de força.

Treinamento funcional é um sistema mal interpretado. É um conceito e deveria ser aplicado para todos os programas de treinamento. Qualquer movimento que uma pessoa faz, já é um movimento funcional.

F.A.S.S.T. foi designado para ser um trabalho específico aquático de força e velocidade. Eu tenho experiência com rugby, cricket e tênis, mas F.A.S.S.T. foi designado especificamente para natação e pólo aquático. Nós começamos com uma avaliação e prescrevemos um trabalho individual baseado na sinergia entre os resultados da avaliação, estilo, prova, além da idade, sexo e experiência do atleta.

BEST SWIMMING – Você identifica uma diferença na importância da preparação física dos atletas entre fundistas e velocistas?

NICK FOLKER – É muito importante para os dois, mas os programas de treinamento e os objetivos são diferentes. Preparação física pode ser feita de diversas formas, mas os objetivos são os mesmos, manter os nadadores livres de lesão e melhorando as suas marcas.

 BEST SWIMMING – Se o seu programa é tão específico e individual, como você consegue acompanhar seus atletas espalhados pelo mundo?

NICK FOLKER – Outra vez, eu consigo ter o feedback deles através do aplicativo e uso isso para enviar e acompanhar os dados. Nós desenvolvemos uma fórmula que adjuste o trabalho a cada atleta me dando resposta imediata para a avaliação futura.

 BEST SWIMMING – E essa sua primeira experiência no Brasil o que você está preparando para nos mostrar?

NICK FOLKER – Estou bastante motivado de visitar o Brasil pela primeira vez e espera conhecer algo do trabalho feito por lá e de sua cultura. Gostaria de poder passar o meu trabalho tanto com o F.A.S.S.T. e o BridgeAthletic. F.A.S.S.T. é um sistema de treinamento que desenvolvi e o BridgeAthletic é o aplicativo que monitora este programa.

4c93b6e36182e0e9cf0001d38b80e9d7

Conheça mais sobre o programa de Nick Folker:

Site do F.A.S.S.T.: http://trainfasst.com/

Acompanhe Nick Folker no Twitter @trainfasst

No Facebook https://www.facebook.com/TrainFASST

Matéria na SwimSwam http://swimswam.com/nick-folker-leaves-cal-reach-bigger-audience-bridgeathletic-fitness-tech-company/

Matéria na Swimming World http://www.swimmingworldmagazine.com/lane9/news/usa/36371.asp

Dois vídeos do trabalho desenvolvido por Nick Folker com Nathan Adrian

O 9o Encontro Nacional de Treinadores de Natação acontecerá em São Paulo nos dias 22 e 23 de fevereiro. Mais detalhes sobre inscrição, palestrantes e horários confira aqui:

http://www.encontronatacao.com.br/

Publicado originalmente na Best Swimming: http://www.bestswimming.com.br/2013/2014/01/29/best-swimming-entrevista-nick-folker-palestrante-do-encontro-nacional-de-treinadores/


Leave a Reply

Bem-vindo ao 12º Encontro!

O 12º Encontro Nacional de Técnicos de Natação é um evento promovido pela Associação Nacional de Técnicos de Natação e é voltada a todos os profissionais de natação e Educação Física. Em 2017, o Encontro será realizado em São Paulo, na Academia Competition, do bairro Bela Vista (Rua Cincinato Braga, 520), dias 11 e 12 de março (sábado e domingo).