Domingos Ferreira dos Santos, 45 anos de natação

  • 0

Domingos Ferreira dos Santos, 45 anos de natação

Category : Homenagens

O professor Domingos Ferreira dos Santos, mais conhecido como “Ferreirinha”, é uma das lendas do esporte nacional. É o treinador “mais experiente” em atividade no país (para não dizer “mais antigo”, já que os anos de experiência como treinador nunca são perdidos, sempre são acumulados).

239-DSC_0309

Ferreirinha, durante a homenagem do Encontro, com olhos marejados pela singela homenagem àquele que tanto contribuiu para a natação na região norte

O paraense foi homenageado 3 vezes nos últimos 4 meses. E foi pouco ainda pelos 45 entre 65 anos de vida dedicados à natação, e mais especificamente, dedicados apenas ao Clube do Remo. Ele recebeu o Troféu Best Swimming Reconhecimento do Ano, foi o Homenageado do Ano no 8o. Encontro Nacional de Técnicos de Natação e recebeu o título de Grande Benemérito concedido pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos pelos relevantes serviços prestados à natação paraense, da qual mantém muito orgulho. No clube, ainda não consta como membro Benemérito por questões de número de votos em assembléia do clube, mas não bastará muito mais tempo para que isso aconteça.

247-DSC_0317

Ferreirinha e a organização do 8o. Encontro

Uma parte de seus serviços prestados se resume a alguns números: das piscina do clube saíram 26 campeões brasileiros e 9 campeões sul-americanos, todos sob seu comando. Nomes como Mônica dos Santos Resende e Edilson Silva Júnior e José Carlos de Souza Junior são os maiores expoentes de sua longa carreira, que recebeu merecidamente uma aposentadoria no dia 22 de fevereiro deste ano.

dsc054021

Com Leonardo de Deus, que fez uma visita ao Clube do Remo durante o Sul-Americano 2012

Do clube conhecido como “Leão Azul”, o nome mais recente que veio de lá foi Leonardo de Deus, que inclusive faz questão de reconhecer a importância da sua fase inicial de treinos quando estava sob o comando de seu primeiro técnico, professor Fábio Aquino, membro da equipe técnica sob a tutela de Ferreirinha.

Atletas de Natação do Clube Euclides Rodrigues, no Amapá, em 1965, clube que Domingos Ferreira começou sua carreira como nadador

Atletas de Natação do Clube Euclides Rodrigues, no Amapá, em 1965, clube que Domingos Ferreira começou sua carreira como nadador

No âmbito estadual e regional, o Clube do Remo acumulou quase 120 títulos estaduais durante este período. Também brilhou no Norte-Nordeste por seis vezes e chegou inclusive a ser vicecampeão brasileiro no Troféu Maurício Bekenn de 1981, quando foi disputado em Recife.

Antes da carreira de técnico veio a carreira de nadador: Em 1969 Ferreirinha foi campeão brasileiro pela primeira vez. Em competição disputada em Pelotas, ele ganhou as provas de 100 e 400m livre e terminou em segundo lugar nos 100m borboleta. Amapaense de nascimento, aquele foi um ano muito especial para Ferreira. Junto com ele, outros cinco nadadores do Clube do Remo foram convocados para os Jogos Desportivos Luso Brasileiros que aconteceriam em Belém. Foi também o ano em que Ferreira foi contratado como treinador do clube.

A organização do Encontro Nacional fez uma pequena entrevista com o homenageado:

Quais os pontos que destaca em sua longa carreira?
A conquista do Campeonato Brasileiro Petiz Masculino e Feminino – Troféu Cidade de Campinas – realizado em Santos em 1976 no Clube de Regatas Saldanha da Gama, logo no inicio da minha carreira, foi um dos pontos importantes. O Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil, realizado no complexo do Ibirapuera em São Paulo, onde consegui classificar três atletas na Seleção Brasileira, também foi outro ponto memorável para mim. Naquela época já tinha Ricardo Prado já despontando no cenário mundial.

O que aconselha aos novos profissionais de natação?
Profissionalismo, atitude, ética, dedicação e muita humildade.

Qual sua opinião sobre os últimos 4 anos de natação e os próximos 4?
Houve um grande avanço da natação brasileira no nível internacional, especialmente no feminino onde havia dificuldades para conseguir bons resultados. Quanto aos próximos 4 anos, Rio 2016, sabemos que existe um grande planejamento e uma ansiedade enorme da comunidade aquática para que este planejamento seja executado com muita dedicação pelos nossos valorosos atletas e a mais alta competência dos nossos técnicos envolvidos, acreditamos e torcemos que o nosso País fará bonito na Olimpíada do Rio 2016.


Leave a Reply

Bem-vindo ao 12º Encontro!

O 12º Encontro Nacional de Técnicos de Natação é um evento promovido pela Associação Nacional de Técnicos de Natação e é voltada a todos os profissionais de natação e Educação Física. Em 2017, o Encontro será realizado em São Paulo, na Academia Competition, do bairro Bela Vista (Rua Cincinato Braga, 520), dias 11 e 12 de março (sábado e domingo).